Postagem em destaque

À venda

Com esse frio intenso neste inverno, a vontade de se empacotar é enorme, mas queremos ficar elegantes também! Nada como peças feitas sob med...

6.22.2016

Gorro ponto cruzado em relevo



Essa receita é uma criação minha, uma idéia que tive enquanto aprendia o ponto em relevo.
Não tem gráfico porque ainda não sei como criar esses desenhos, mas assim que descobrir, coloco aqui.
Para ver as abreviações dos nomes dos pontos, visite a página "o que é".

Vamos ao passo a passo:

Para este trabalho usei quase dois novelos de uma lã de 40g que já tinha em casa, não me recordo a marca (eu joguei as embalagens fora há um tempo, hehehe). A agulha de crochê número 2, daquelas para usar com barbante e fios grossos. Você pode usar qualquer linha e agulhar equivalente, mas para este resultado recomendo uma lã de fio médio.

1. Crie um nó móvel e faça 6 corr, fechando com um p.bx.
2. Faça 3 corr - equivalem a um p.a- e mais 19 p.a no círculo. Feche com um p.bx.
3. Faça 3 corr, um ponto alto e um ponto alto em relevo pegando pela frente. Para isso, no ponto anterior ao qual está trabalhando, enfie a agulha entre os pontos, passando por trás do ponto e saindo pela frente do outro lado. Termine o ponto normalmente. Você terá um ponto alto em relevo cruzado, e nesta receita usarei "p.a..r cruzado", como abreviação.


Continue fazendo, em cada p da carr anterior 2 p.a e um "p.a.r cruzado". Quando terminar, você terá 20 grupos de p.a e p.a.r cruzado. Feche a carreira com um ponto baíxximo.

4. A partir daqui, para começar as carr, use sempre 3 corr equivalendo a um ponto alto. Faça os pontos no primeiro ponto alto do próximo grupo de pontos, e o p.a.r cruzado no último ponto do grupo de pontos que foi pulado -assim criará um efeito leque em espiral e cada p.a.r cruzado ficará sobre outro da carreira anterior. Use sempre um p.bx para fechar.

Para esta 4ª carreira, pule o primeiro grupo de pontos, faça 3 p.a no primeiro ponto do grupo e um cruzado no último ponto do grupo anterior e repita até o fim. 
A 5ª carr é igual .

5. Aumente mais um p.a na 6ª carr e faça a sétima carreira igual.

6. Aumente mais um p.a na 8ª carr. VocÊ ficará com 5 pa. e mais 1 p.a.r cruzado, totalizando 20 grupos de seis pontos cada. 

As próximas carreiras são iguais. Você pode fazer do tamanho que quiser. Fiz 15 carreiras ao total. Recomendo, para um tamanho maior, já na 15ª carreira, aumentar mais um ponto - para que a borda não fique apertada.

Veja o efeito final. O avesso fica parecendo ponto pipoca mais largo. Pode ser usada dos dois lados que fica bonito. Serve para homens e mulheres, é só escolher um tom que agrade.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Se for alguma questão, será respondida assim que possível.