Postagem em destaque

À venda

Com esse frio intenso neste inverno, a vontade de se empacotar é enorme, mas queremos ficar elegantes também! Nada como peças feitas sob med...

6.20.2016

Ponto fantasia e ponto leque

Se você já encontrou alguma receita de tricô ou crochê, já deve ter visto esse ponto: fantasia. Só que numa receita ele é de um jeito, em outra, de outro.
É, eu também já encuquei com isso até perceber que "ponto fantasia" é apenas um nome para o efeito daquela combinação. Afinal, com os pontos básico é possível fazer uma infinidade de variações,s e nem todas elas recebem um nome especifico.

O ponto fantasia mais comum que você vai encontrar também é chamado de ponto leque. Olhe na imagem e veja porquê.



Para fazer o ponto leque é muito simples: basta fazer vários pontos num só. Você pode usar uma correntinha para criar um espaço onde, na próxima volta, será feito outro ponto. 

Vamos a um PAP?

Ponto leque

Faça uma base de correntinhas ou ponto alto. Use três correntinhas para virar. Pule dois pontos e no terceiro ponto faça cinco pontos altos. Pulo mais quatro pontos e no próximo faça cinco pontos altos, repita isso até o fim. 

Outra opção para um ponto leque- gosto muito dessa para fazer efeitos em barras, prendedor de cabelo-: faça uma base de pontos altos, use três pontos corrente para virar. Pule três pontos, faça três pontos altos, um ponto corrente e mais três pontos altos. Agora faça duas correntinhas, pule dois pontos ( as correntinhas equivalem aos pontos pulados), faça um ponto baixo, duas correntinhas e repita o ponto leque. Faça isso até  o fim.

Você pode intercalar com pontos diferentes e variar o quanto quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Se for alguma questão, será respondida assim que possível.