Postagem em destaque

À venda

Com esse frio intenso neste inverno, a vontade de se empacotar é enorme, mas queremos ficar elegantes também! Nada como peças feitas sob med...

Sobre o blog

Neste blog aprenda o que são algumas técnicas muito comuns usadas por mim e presentes nas receitas deste blog. 
São técnicas simples de executar, com a prática você pode aprender a fazer diversos tipos de artesanato como peças de roupas, acessórios, calçados, decoração e até brinquedos. Todos tem passo-a-passo de como fazer nas postagens, é só colocar no campo de busca, seguir as instruções e começar a fazer!
Comentários e compartilhamentos são bem-vindos, dúvidas serão sanadas assim que possível.
O objetivo deste blog é simplesmente compartilhar coisas que eu gosto, matar curiosidades e ajudar iniciantes, como muitos tem feito comigo. Espero que gostem!


Tricô
É uma técnica para entrelaçar o fio (de lã ou outra fibra têxtil) de forma organizada, criando-se assim um pano chamado de malha de tricô ou simplesmente tricô. Pode ser feito à mão ou à máquina, sendo que recentemente vem tornando-se populares técnicas para fazer tricô não apenas com duas agulhas, como também com dedos, braços, circular, com pregos, etc. 

Crochê
O crochê tradicional é uma espécie de artesanato feito com uma agulha dotada de um gancho. Consiste em produzir um trançado semelhante à uma malha rendada. Hoje em dia com a diversificação das técnicas, o diversos pontos de crochê produzem grande variedade de malhas.
crochê tunisiano é uma técnica semelhante à do tricô manual, porém é realizado com uma única agulha com um gancho na extremidade, tal como a agulha de crochê tradicional. Além desses tipos de crochê, faz-se crochê de dedo, de grampo, etc. 

Amigurumi
(編みぐるみ? lit. bicho de pelúcia feito de crochê) é uma técnica japonesa para criar pequenos bonecos feitos de crochê ou tricô. A técnica também é usada para objetos como utensílios domésticos e comida de características antropomórficas. 

Bordado
Técnica de criar à mão ou à máquina desenhos e ornamentos em tecidos, no qual pode-se usar diversos tipos de materiais como fios e agulhas, de maneira que os fios utilizados formem o desenho desejado.

Macramê 
Essa é uma técnica de tecer fios sem utilização de ferramentas, é uma forma de tecelagem manual. Trabalhando com os dedos, os fios vão se cruzando e ficam presos por nós, formando cruzamentos geométricos, franjas e uma infinidade de formas decorativas. A palavra macramê significa "nó".

Fuxico
Técnica artesanal que aproveita restos de tecido, criada no Brasil há cerca de 150 anos. O nome FUXICO surgiu por causa das mulheres do interior do Nordeste do Brasil, que se reuniam para costurar e aproveitavam para fazer intrigas e mexericos. Consiste em formas trouxinhas de panos, feitas costurando círculos recortados de sobras de tecidos. 

Patchwork
A tradução literal de patchwork é "trabalho com retalho". É uma técnica de unir tecidos de formatos variados, formando senhos e apliques sobre outro trabalho, cujo tecido normalmente é plano ou acolchoado. Pode ser feita À mão ou à máquina.


Esses são só alguns tipos de artesanato usando técnicas de costura e tecelagem manual que abordarei aqui no blog, afinal, há uma infinidade de tipos de artes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Se for alguma questão, será respondida assim que possível.